Ortopedia
Atendemos pacientes com lesões ortopédicas, traumatológicas e do esporte, tendo como principais diretrizes a orientação, a prevenção e, principalmente, a reabilitação. A partir de técnicas especializadas, nosso objetivo é dar condições ao paciente para o retorno às suas atividades esportivas, de trabalho ou atividades cotidianas.
Nos casos não cirúrgicos, a reabilitação promove o estímulo necessário para minimizar as possíveis alterações ocorridas com a lesão e/ou sintomas e, por meio de uma abordagem muitas vezes localizada, promove a melhora da função do segmento acometido, para que não ocorra reincidência e/ou piora do quadro apresentado.
Fisioterapia ortopédica
A fisioterapia é uma especialidade na área da reabilitação associada ao conceito mais amplo de saúde. Dentre a enorme gama de subespecialidades, a fisioterapia trabalha desde uma simples lesão até uma desordem complexa, auxiliando o indivíduo a conquistar uma independência funcional e melhora na qualidade de vida. Além do uso de equipamentos para ajudar na recuperação da função, a fisioterapia atua na melhora da mobilidade para aliviar a dor prevenir e amenizar as disfunções físicas de pacientes vítimas de lesões ou doenças.
Técnicas e recursos utilizados na fisioterapia ortopédica e esportiva
Avaliação e/ou treinamento para quantificar força, potência e resistência muscular comparando o membro saudável com o acometido. Ambos são realizados em um aparelho cuja velocidade do movimento é constante e a resistência variável.
A Eletroterapia consiste na aplicação de correntes elétricas para tratamento da dor ou fortalecimento muscular, bem como redução de edema e aceleração do processo cicatricial.
Correntes analgésicas: TENS (Transcutaneous Electrical Stimulation), Corrente Interferencial, Terapia Combinada.
Estimulação Elétrica Neuro-Muscular: FES (Functional Electrical Stimulation) e Corrente Russa
A Termoterapia é usada para aumentar ou diminuir a temperatura dos tecidos. O aquecimento melhora a circulação dos mesmos, promove o relaxamento muscular, diminui a dor e rigidez articular. O resfriamento diminui o processo inflamatório, dor e edema.
Tipos de Calor superficial: Compressas quentes (calor úmido) e massagem com jato de água (turbilhão).
Tipos de Calor profundo:
– Ultrassom: através de ondas sonoras inaudíveis libera efeitos mecânicos e térmicos nos tecidos.
– Ondas Curtas: ondas eletromagnéticas que geram calor nos tecidos profundos.
Crioterapia: uso de bolsa de gelo.
Laser de baixa potência (LLLT): feixe de luz indicado para redução da dor, cicatrização dos tecidos e aceleração da resolução do processo inflamatório.
Técnica manual utilizada para diminuir o acúmulo de líquidos em uma determinada região. Pode ser associada ou não a uma compressão pneumática externa.
Aparelho cuja plataforma emite uma vibração mecânica que estimula contrações musculares, circulação e o controle neuromotor. Indicado para dor muscular tardia, lombalgia crônica, osteoporose, condicionamento físico em idosos, obesidade e em indivíduos com limitação de mobilidade.